Eclesiastes11
A importância da ação no tempo oportuno
- 1Lança o teu pão sobre as águas,* porque depois de muitos dias o reencontrarás.
- 2"Reparte o que tens com sete e até com oito; porque não sabes que mal cairá sobre a terra."
- 3Quando as nuvens estão cheias de água, derramam-na sobre a terra. Quer uma árvore caia para o sul, quer para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará.
- 4Quem observa o vento não semeará, e o que olha para as nuvens não colherá.
- 5Assim como não sabes o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não compreendes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
- 6"Planta a tua semente pela manhã, e não detenhas a tua mão à tarde; pois não sabes qual das duas crescerá, se esta ou aquela, ou se as duas serão igualmente boas."
- 7A luz é doce e ver o sol é agradável.
- 8Portanto, se o homem viver muitos anos, alegre-se em todos eles. Porém, lembre-se dos dias de trevas, porque serão muitos. Tudo o que está para acontecer é ilusão.
O preparo para a velhice e a morte
- 9Jovem, alegra-te na tua mocidade, e anima o teu coração nos dias da tua mocidade. Segue pelos caminhos do teu coração e pelo desejo dos teus olhos. Porém, sabe que Deus te trará a juízo por todas essas coisas.
- 10"Afasta a angústia do teu coração e remove o sofrimento do corpo; porque a mocidade e o vigor* da vida são transitórios. "
Versão: Almeida Século 21