Hebreus7

  • O sacerdócio de Melquisedeque, figura do sacerdócio eterno de Cristo

  • 1Esse Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão, quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou.
  • 2E deu-lhe também Abraão o dízimo de tudo. Seu nome significa, primeiramente, Rei de Justiça, e também Rei de Salém, que é Rei de Paz.
  • 3Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.
  • 4Considerai, pois, como esse homem era importante, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dos melhores despojos.
  • 5Aqueles que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de receber os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também sejam filhos de Abraão.
  • 6Mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que havia recebido as promessas.
  • 7Sem contradição alguma, o inferior é abençoado pelo superior.
  • 8"Neste último caso, homens mortais recebem os dízimos; no outro, porém, aquele de quem se afirma que vive. "
  • 9E por assim dizer, até Levi, que recebe dízimos, pagou-os por meio de Abraão,
  • 10pois ele ainda não havia sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque se encontrou com Abraão.
  • 11Portanto, se a perfeição viesse por meio do sacerdócio levítico (pois foi com base nele que o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que outro sacerdote se levantasse segundo a ordem de Melquisedeque e não segundo a ordem de Arão?
  • 12Pois, mudando o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança de lei.
  • 13Pois aquele a respeito de quem se afirmam essas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu diante do altar,
  • 14visto ser evidente que nosso Senhor procede de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes.
  • 15E isso é ainda muito mais evidente se, à semelhança de Melquisedeque, levanta-se outro sacerdote,
  • 16não constituído segundo a lei de um mandamento humano, mas segundo o poder de uma vida indestrutível.
  • 17Porque dele se dá este testemunho: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
  • 18Portanto, o mandamento anterior é anulado por causa de sua fraqueza e inutilidade
  • 19(pois a lei não aperfeiçoou coisa alguma) e, por outro lado, uma esperança melhor é introduzida, pela qual nos aproximamos de Deus.
  • 20Não foi sem juramento que isso aconteceu. Pois aqueles foram feitos sacerdotes sem juramento,
  • 21mas este se tornou sacerdote com o juramento daquele que lhe disse: O Senhor jurou e não mudará: Tu és sacerdote para sempre.
  • 22Assim, Jesus tornou-se garantia de uma aliança melhor.
  • 23E aqueles se tornaram sacerdotes em grande número, pois pela morte eram impedidos de permanecer,
  • 24mas ele tem um sacerdócio inalterável, porque permanece para sempre.
  • 25Portanto, também pode salvar perfeitamente os que por meio dele se chegam a Deus, pois vive sempre para interceder por eles.
  • 26Porque precisávamos de um sumo sacerdote como este: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, tendo-se tornado mais sublime que o céu
  • 27e que não precisasse oferecer sacrifícios a cada dia, como os sumos sacerdotes, primeiramente por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Pois, quando ofereceu a si mesmo, fez isso de uma vez por todas.
  • 28Porque a lei constitui como sumos sacerdotes homens sujeitos a fraquezas, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui o Filho, aperfeiçoado para sempre.
Versão: Almeida Século 21